quinta-feira, 25 de março de 2010

Estudando com a nossa casa!!


Com a ajuda de uma trena e uma folha de papel quadriculado iremos conhecer matematicamente nossa casa, e para isso fizemos na sala de aula uma exposição sobre a forma do piso, chão, da nossa casa e de notar que a maioria dos pisos tema forma de um retângulo ou trapézio, que são dois dos quadriláteros.,


Essas figuras tem como principais características matemáticas a sua largura e o seu comprimento e assim podemos destacar a forma desse chão,sua área, e para compreendê-lo melhor iremos medir os lados acima e registrá-los numa tabela conforme se apresenta abaixo:



De posse dos lados podemos passar ao cálculo das áreas e preenchermos a tabela. Aqui gosto de destacar que a conta de multiplicar, entre os dois lados, não deve ser descartada num papél de borrão, mas sim valorizada ao lado da tabela, pois é através dessa conta que aprendemos cada vez mais a multiplicar. O ato de fazer a conta num papél avulso depois amassá-la e joga-la parece de pouca importância com o ato de calculo que foi construido e me parece que isso não ajuda a memória...

Nenhum comentário:

Postar um comentário